quinta-feira, 18 de maio de 2017

Isso é tão Black Mirror!!!

Ola pessoal, tudo bem?

Hoje o assunto também já esta meio atrasado, mas fazer o que se eu sou meio retardatária para assistir as series do momento?

Bom como já leram, com toda certeza, a serie da vez será Black Mirror.



Tenho que assumir que resisti muito para assistir essa série, não entendia os comentários e por esse motivo eu não tinha vontade de ver a serie, ate que aconteceu o primeiro episodio da terceira temporada e a internet foi a loucura, eu curiosa que sou sai lendo todos os comentários sobre o episodio e quando cheguei para trabalhar no mesmo dia, todos só falavam disso, então um dos meus colegas olha pra mim e fala "Gih, você precisa assistir essa série, pelo que te conheço, você vai amar! Tem a sua cara"

Então resolvi assistir, conversei com meu marido que também disse que queria ver a serie e começamos a assistir no mesmo dia, antes de dormir.

A primeira impressão que tive da serie não foi boa, o primeiro episodio da primeira temporada já é muito denso e te dá uma sensação de mal estar sem fim, mas resolvi que ia continuar vendo todos os episódios, por mais fortes que fossem, até pelo menos chegar no tal episódio que levou toda a internet ao delírio, então continuamos firmes e fortes assistindo aos episódios e ficando cada vez mais impressionados com a realidade que nos apresentam, mesmo sendo algo fictício e que TEORICAMENTE apresenta um universo futurístico, todos os episódios sempre me remetiam a um futuro próximo, assustadoramente próximo, e algumas vezes até a nossa realidade atual.

Sempre que falo desse série cito alguns episódios que me deixaram bem impressionada com a proximidade dos fatos, o primeiro deles é o "Quinze milhões de méritos" (Temporada 1 Episodio 2) Que eu sempre que assisto, já vi algumas vezes, vejo em cada detalhe do episódio a nossa realidade atual, o nosso dia a dia, como a vida tem sido, infelizmente, e também toda a hipocrisia do sistema que vivemos. 




Outro que me deixou impressionada e que eu também gosto de ver de vez enquanto e o "Toda a sua historia" (Temporada 1 Episodio 3) é uma realidade futurística, mas que eu acredito não estar muito longe do que temos hoje, a ideia de um aparelho, implantado em seu cérebro que grave as suas memórias, para que você as reveja quando precisar ou quiser, não me parece algo muito distante, e para você? 




Um episódio que me deixou assutada com o que estamos criando no mundo e como nos tornamos dependentes de alguém, ou da sensação que essa pessoa nos deixa foi o "Volto já" (Temporada 2 Episodio 1), esse episódio é extremamente desconfortável, a ideia parece maluquice, pensar que algo assim pode acontecer, ao meu ver, é assustador, ainda mais que a ideia é usar os dados que temos disponíveis das redes sociais e espalhados em toda a internet para realiza-la, nos faz pensar o quanto precisamos rever a frequência com  que estamos online.




É obvio que eu não posso deixar de falar do tão comentado "Queda livre" (Temporada 3 Episodio 1) que na minha opinião também é muito a nossa realidade atual e como as redes sociais influenciam nas nossas vidas, como somos dependentes de um like ou quem sabe dois, assistindo ao episodio vi retratadas, na personagem principal, muitas das pessoas que convivem comigo no dia a dia, o que é uma coisa muito triste de ser constatado.




Da série, episódios assustadores e perturbadores temos o "Versão de teste" (Temporada 3 Episodio 2) o episódio eh denso, pesado, perturbador e confuso, ao término fiquei perplexa e meio que em estado de choque, pensando em como chegaremos nisso e o quão real e a palpável a ideia parece.




E para finalizar vou citar o "Odiados pela nação" (Temporada 3 Episodio 6) mais uma vez um episódio que usa a internet e tecnologia para mostrar como o comportamento humano pode ser algo cruel e como a genialidade de algumas pessoas pode chegar a um grau tão absurdo que a vingança até parece fácil, por mais complexos que sejam os meios.




Todos os episódios são bem extensos, em sua grande maioria densos e te deixam com aquela ressaca moral por algum tempo, até você conseguir digerir a ideia e partir para o próximo; os episódios também não tem ligações, são historias independentes e todos tem qualidade de cinema, tornando a experiencia muito melhor.

Uma série que merece ser vista, digerida, revista e muito bem pensada por todos nós, será que é pra isso que estamos caminhando? Será que é essa realidade que queremos?

Bom no momento é isso, tentei dar o menor número de spoilers possíveis, deixando somente um pequeno comentário sobre os episódios, para que depois tenham curiosidade e os assistam.

Depois de verem, não deixem de contar pra mim qual foi a sua experiencia e qual o seu episódio favorito ou o mais marcante para vocês.

Daqui 2 anos tem mais uma temporada para nos deixar vidrados e maravilhados!

Até a próxima,
Gih Oneda Graziuso.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Empatia

Oi Gente, tudo bem com vocês?



Bom eu já tinha um post pronto para essa semana, mas eu senti a necessidade de mudar o assunto após ver algumas coisas a cerca da morte da Dona Marisa, ex-primeira-dama, e vou explicar tudo no decorrer do post pra vocês.

Vamos lá meus queridos, gostaria de num primeiro momento deixar a concepção dessa palavra utilizada no titulo do post: "Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro individuo".

Ok, já que todos agora conhecem o significado da palavra posso expor o que eu penso nesse momento, não somente sobre a morte da Dona Marisa, mas em um contexto geral do momento atual que vivemos, deixando claro que é meu ponto de vista.


Percebi algum tempo atrás que as redes sociais deixam as pessoas, vamos dizer, "mais macho", no sentido mais escroto da expressão mesmo, tanto homens como mulheres. Pessoas que você sabe que não teria aquela atitude pessoalmente as têm através das redes, eu na verdade não entendo o que é esse fenômeno. Parece que as pessoas se sentem impunes, mesmo não sendo, quando estão atras de suas telas, se sentem protegidas e ai fazem as maiores atrocidades que podemos imaginar, mas vamos focar na empatia.

Tudo contextualizado, vou expressar o que realmente penso, através das redes sociais perco a esperança na humanidade, uma vez que vendo os comentários e as reações, disponíveis no Facebook, fica muito claro que as pessoas não tem mais um pingo de empatia pelo outro, ninguém pára pra pensar: "Nossa que barra, essa pessoa/família deve estar sofrendo!" e pior, em vez de dar uma palavra de conforto já mete alguma coisa INCRIMINANDO a pessoa pela situação.

Vamos ao meu exemplo do começo do texto, Dona Marisa, 10 dias atras a Dona Marisa sofreu um AVC, e ao ver a matéria fiquei preocupada, fui procurar mais o que tinha acontecido e tal, dai tive a infeliz ideia de abrir os comentários da postagem com a noticia, e só se lia: "Bem feito!" "Merecia mesmo!" "E todo o povo no SUS?"
Jura, gente? Jura, MESMO? Vocês acreditam que por não apoiarem uma determinada posição politica, ou o governo ruim do marido dela, ela merece ser tratada assim? Estando doente? Uma doença tão grave, que se não mata, deixa sequelas graves? E se você tivesse condições de tratar o seu parente que sofreu um AVC no Sírio Libanês, você não o faria?

Ok, os burburinhos diminuíram, graças a outras matérias midiasticas e tal, ai hoje, vem a noticia da morte cerebral da Sra em questão, e ai vou ver nos mais diversos portais e o que eu me deparo? Várias reações de amei, comentários de comemoração.
Gente, vamos parar com isso? É uma pessoa como todas as outras, você não precisa apoiar nada, só precisa usar a sua EMPATIA e pensar se você gostaria que fizessem isso se fosse a sua esposa, a sua mãe ou a sua avó que tivesse falecido e ficasse se deparando com esse tipo de coisa o tempo todo; acredito que não seria de grande ajuda e só pioraria a sua dor, não é mesmo?

Então não só nesse caso, mas em muitos outros que eu já vi, vamos usar a empatia a antes de meter o dedinho do teclado e escrever alguma coisa, pense se isso vai ajudar alguém ou se vai destruir a pessoa ou a família toda.

Bom vocês sabem que eu sou de escrever desabafos por aqui e esse foi além de um desabafo um apelo, usem essa capacidade que está ai dentro de você de alguma maneira, mesmo que adormecida.

Por hoje é só!
Até mais.

Ah tem post pronto sobre série amada de todos nós e vai ao ar logo! 

Beijos
Gih Oneda Graziuso.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Precisamos falar sobre Gilmore Girls

Oi pessoal, tudo bem com vocês?

Talvez o post de hoje esteja atrasado em relação ao que se vê por ai em questão de séries para se assistir, mas eu queria ter certeza do que falar, então esperei terminar toda a série antes de escrever para vocês.



Hoje o assunto é Gilmore Girls, como vocês evidentemente viram no título do post, mas enfim, vamos a historinha da minha experiência com essa série.

Como todos nós sabermos, essa série era exibida nos anos 90 pelo nosso querido Silvio Santos no SBT, e como toda série que era exibida lá, sem lógica e nem sequencia adequada para que pudessemos entender realmente a série, ou eu era muito nova para entender o que acontecia nela, sei lá, esse então foi o meu primeiro contato com a série e já gostava muito.

Ai veio a linda da Netflix e lançou o queridinho "Gilmore Girls: Um ano para recordar", como eu já gostava da série resolvi assistir, tenho que dizer, sem spoilers, que eu amei, me emocionei muito, vibrei com cada coisa legal que aconteceu com as protagonistas e tenho como uma das minhas séries preferidas da vida. Porém eu não entendi muitas das referencias e não lembrava de algumas personagens, então o que eu fiz? Fui assistir a série antiga para que todas as peças se encaixassem direito.

Imaginem só a minha surpresa quando eu percebi que a série tinha 7 temporadas com uma média de 22 episódios por temporada, quase tive um ataque de ansiedade, porque eu queria entender tudo o mais rápido possível, então eu peguei a minha filha e começamos a maratonar sem fim essa série.

Enfim, finalizamos no comecinho desse ano, e a conclusão é a seguinte: Gilmore Girls é a série mais Girl Power que eu já vi na vida, as personagens principais são fortes, determinadas, cheias de foco, não dependem de um homem para terem conquistas e não abrem mão do estilo de vida próprio que ambas criaram entre elas;

Entendi que para ser uma mulher completa é necessário algumas poucas coisas: ter um sonho lindo e definido, na série ambas tem, cada uma o seu; trabalhar muito, se necessário até a exautão para alcançar e claro, nunca abrir mão de um bom café.

Tenho que dizer que a série me encantou como a muito tempo uma série não fazia, e confesso que hoje eu sinto falta de fazer as minhas coisas ouvindo os dialogos freneticos e eloquentes de Rory e Lorelai Gilmore,

Uma série que com toda certeza vale a pena assistir e sentir o quão é lindo o amor entre mãe e filha e o empoderamento dessas mulheres e como é enfrentar tantas coisas com a cabeça erguida uma com a outra. sempre juntas.


Acredito que a mensagem de hoje seja essa, se você já se encantou com essa série deixe pra mim um comentário para que possamos trocar impressões.

Obrigada pela atenção de todos.
Até mais.

Gih Oneda Graziuso.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Sobre mudanças para 2017

Oi gente, tudo  bem?

Hoje eu vim falar que eu vou fazer algumas mudanças aqui no blog, eu sempre escrevi sobre o meu ponto de vista em relação a tudo o que ocorre a minha volto e ao que acontece pelo mundo e as principais noticias do dia a dia, isso não vai mudar, vou continuar fazendo isso regularmente, mas além disso vou variar o conteúdo e vou expplicar um pouco mais sobre isso.

Recentemente parei de trabalhar por motivos pessoais e desse modo tenho tido um tempo livre que eu nunca tive, então tenho conseguido assistir mais séries e filmes e também conseguido ler mais do que eu sempre consegui ler, desse modo eu tenho muito conteúdo sobre isso para dividir com vocês, então entre um post falando das polemicas do nosso dia a dia também vou liberar posts falando das séries, filmes e livros que eu tenho conseguido usufruir por ai.

Essa série de posts começará na semana que vem, já que só nesse ano eu já finalizei 2 séries. 

De verdade espero que vocês gostem desse nova série e eu também vou mudar o layout e outras coisas por aqui.

Um ótimo 2017 para todos vocês.
Beijinhos

Gih Oneda Graziuso*