quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Cozinhar? Eis a questão!


Bom, pra variar um pouco a minha inspiração desse post veio do Facebook, estava eu alegre e feliz, vagando pelo Facebook quando me deparo com um status que a minha amiga compartilhou e eu achei muito legal desenvolver um pouco aqui no blog e ver a opinião de vocês.
É simples, sempre ouvimos que lugar de mulher é no fogão e todas essas coisas e ai com o decorrer dos anos, as mulheres se especializaram e ingressaram no mercado de trabalho, galgaram espaço na sociedade e estamos ai, lindas e poderosas, e cada vez mais, e o que aconteceu?
Todos começaram a pensar que porque as mulheres hoje tem toda essa vida maluca que levamos elas não devem mais cozinhar, por serem especialidas, profissionais e tudo isso.
Agora eu paro e penso, será que eu me incluo nisso? Pra mim nunca foi problema e nem vergonha cozinhar, seja só para mim, para a minha filha, minha família, amigos e namorado. Eu gosto de cozinhar, adoro inventar moda da cozinha e ver que as pessoas gostam do que eu faço para servir.
Eu andei lendo algumas coisas sobre isso, uma vez que me contaram eu a minha geração cozinha melhor do que a geração da minha mãe, porque? Justamente por isso, as nossas mães estavam no meio do olho do furacão do movimento feminista e estavam ocupadas demais para aprender a cozinhar .
Agora a nossa geração, já precisou ir se adaptando, uma vez que as nossas mães estavam ocupadas para isso, aprendemos com as nossas avós e eu no caso com a minha bisa, desde como cortar uma cebola e TENTAR prepara um arroz, até uma lasanha e para algumas uma comidinha vegana ou vegetariana.
Gosto da minha vida, gosto de viver assim, cozinhando e servindo para quem eu amo, e isso não que dizer que eu não sou boa no que eu faço.
Pra mim é um prazer poder chegar do trabalho e preparar uma comidinha rápida para a minha família e ver todo mundo comendo super bem e achando tudo uma delícia. Não existe prazer maior para mim.
Sempre acreditei que a comida junta as pessoas, famílias italianas pensam assim, me eu só constatei em todos esses meus anos de laboratório que sim, a comida junta as pessoas, e existe coisa melhor do que juntar quem amamos para comer uma comidinha que você mesmo fez?
É isso que eu tenho a dizer sobre esse assunto, se temos esse dom, porque não cozinhar? Não desfrutar desse prazer?
E se você não gosta de cozinha também não tem que o fazer, mas me deixe fazer em paz, sem me julgar.
Por hoje é só pessoal.
Beijinhos.
Gih Oneda*