quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Empatia

Oi Gente, tudo bem com vocês?



Bom eu já tinha um post pronto para essa semana, mas eu senti a necessidade de mudar o assunto após ver algumas coisas a cerca da morte da Dona Marisa, ex-primeira-dama, e vou explicar tudo no decorrer do post pra vocês.

Vamos lá meus queridos, gostaria de num primeiro momento deixar a concepção dessa palavra utilizada no titulo do post: "Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro individuo".

Ok, já que todos agora conhecem o significado da palavra posso expor o que eu penso nesse momento, não somente sobre a morte da Dona Marisa, mas em um contexto geral do momento atual que vivemos, deixando claro que é meu ponto de vista.


Percebi algum tempo atrás que as redes sociais deixam as pessoas, vamos dizer, "mais macho", no sentido mais escroto da expressão mesmo, tanto homens como mulheres. Pessoas que você sabe que não teria aquela atitude pessoalmente as têm através das redes, eu na verdade não entendo o que é esse fenômeno. Parece que as pessoas se sentem impunes, mesmo não sendo, quando estão atras de suas telas, se sentem protegidas e ai fazem as maiores atrocidades que podemos imaginar, mas vamos focar na empatia.

Tudo contextualizado, vou expressar o que realmente penso, através das redes sociais perco a esperança na humanidade, uma vez que vendo os comentários e as reações, disponíveis no Facebook, fica muito claro que as pessoas não tem mais um pingo de empatia pelo outro, ninguém pára pra pensar: "Nossa que barra, essa pessoa/família deve estar sofrendo!" e pior, em vez de dar uma palavra de conforto já mete alguma coisa INCRIMINANDO a pessoa pela situação.

Vamos ao meu exemplo do começo do texto, Dona Marisa, 10 dias atras a Dona Marisa sofreu um AVC, e ao ver a matéria fiquei preocupada, fui procurar mais o que tinha acontecido e tal, dai tive a infeliz ideia de abrir os comentários da postagem com a noticia, e só se lia: "Bem feito!" "Merecia mesmo!" "E todo o povo no SUS?"
Jura, gente? Jura, MESMO? Vocês acreditam que por não apoiarem uma determinada posição politica, ou o governo ruim do marido dela, ela merece ser tratada assim? Estando doente? Uma doença tão grave, que se não mata, deixa sequelas graves? E se você tivesse condições de tratar o seu parente que sofreu um AVC no Sírio Libanês, você não o faria?

Ok, os burburinhos diminuíram, graças a outras matérias midiasticas e tal, ai hoje, vem a noticia da morte cerebral da Sra em questão, e ai vou ver nos mais diversos portais e o que eu me deparo? Várias reações de amei, comentários de comemoração.
Gente, vamos parar com isso? É uma pessoa como todas as outras, você não precisa apoiar nada, só precisa usar a sua EMPATIA e pensar se você gostaria que fizessem isso se fosse a sua esposa, a sua mãe ou a sua avó que tivesse falecido e ficasse se deparando com esse tipo de coisa o tempo todo; acredito que não seria de grande ajuda e só pioraria a sua dor, não é mesmo?

Então não só nesse caso, mas em muitos outros que eu já vi, vamos usar a empatia a antes de meter o dedinho do teclado e escrever alguma coisa, pense se isso vai ajudar alguém ou se vai destruir a pessoa ou a família toda.

Bom vocês sabem que eu sou de escrever desabafos por aqui e esse foi além de um desabafo um apelo, usem essa capacidade que está ai dentro de você de alguma maneira, mesmo que adormecida.

Por hoje é só!
Até mais.

Ah tem post pronto sobre série amada de todos nós e vai ao ar logo! 

Beijos
Gih Oneda Graziuso.