Aproveitando que liberei a resenha da Rita Lee algum tempo atrás, resolvi que essa semana seria interessante liberar o que eu senti nas minhas leituras do mês de Janeiro.
Devo dizer que Janeiro foi um mês fora dos padrões para mim no quesito leitura, li muito mais do que eu imaginava que conseguiria, com 5 titulos, graças as férias escolares.
Esse ano me propus a participar de um desafio literario e estou caminhando para cumpri-lo, então comecei com alguns titulos que dariam check em alguns itens do desafio e depois fui ler o que eu queria.
Comecei com "O Sacramento do Aborto - Ginette Paris" - como um item do meu desafio, esse era um livro que estava no fim da fila, porque eu já o havia deixado para outra ocasião várias vezes, porém dessa vez me forcei a terminar e até que gostei.
Como todos que lêem meu blog deve saber eu sou totalmente a favor da legalização do aborto por diversos motivos, e ao me deparar com esse livro achei que teria uma nova visão sobre todo o meu pensamento e isso realmente aconteceu.
A autora coloca o aborto em seu contexto historico e traça um paralelo entre as visões de religiões pagãs e as religiões cristãs e isso me fez pensar muito mais sobre o assunto.
O livro muito interessante, de fato, e eu acabei abandonando-o algumas vezes porque a autora tem uma visão muito radical em relação ao aborto, e eu não concordo, mas como é importante sair da bolha, gostei de ter visto esse lado das coisas.
O título realmente me deixou impactada e com muito mais certeza da minha posição em relação ao aborto, ele realmente, se feito de maneira legal, pode mudar e ajudar muito a vida de uma mulher e até da sociedade, como a autora aponta em alguns capitulos.
Se você tiver a cabeça aberta, e se já se pegou pensando sobre isso eu recomendo imensamente, vale a leitura e a reflexão.
Depois seguindo o meu desafio, li um livro indicado por um amigo, e esse já estava na minha estante algum tempo, que um amigo disse que eu ia amar, e acertou. "O apelo da Selva - Jack London", a história é narrada por uma cão de grande porte, na época da corrida do ouro nos EUA, e mostra como um cão domestico se torna um cão de trabalho e logo um cão selvagem. Como todas as gerações que foram domesticadas não fazem com que o instinto suma da espécie. E mostra inumeras facetas do homem, como dono e como negociantes.
A leitura é super fácil e bem rápida, eu adorei a indicação e já recomendei pro marido também.
Se quiser ter uma visão muito bacana sobre instintos vale a leitura, e a estória é envolvente e fluida.
Então chegou a hora, do que eu acho que é o titulo mais especial do mês: "O Cântico do Louco - Felipe Graziuso Bueno", sim o nome do autor não é uma coincidência, esse é o título do livro que o meu marido irá lançar em breve, e finalmente ele me deixou ler, para ter uma opinião minha e também para revisar, o li pelo menos 2 vezes esse mês.
Não posso falar muito, mas é um livro bem forte de crônicas e contos repletos de criticas a nossa sociedade.
Então chegou a hora de ler um que eu estava com muita vontade de ler, desde que assisti o filme, "Extraordinário - R.J. Palacio". Eu devo assumir que quando houve o boom desse livro eu simplesmente o ignorei e passei batido por ele todas as vezes que entrei numa livraria, eu faço isso com os livros do momento, então um belo dia apareceu um pedaço do trailer do filme no meu feed do facebook e ai eu me interessei, porque só aquele pedacinho de nada já me emocionou, assim que saiu o trailer e data de estreia, mandei para o meu marido com algo assim "quero ver, você vai comigo ou vou sozinha?" Então ele resolveu ir comigo, devo admitir que eu chorei o filme todo e saindo da sala de cinema disse que queria ler o livro, porque se o filme tinha feito aquilo comigo, imagina o livro.
Pois bem eu engoli o livro e o li em 2 dias, quase não parei.
Um moça que gosto de acompanhar falou a melhor coisa em relação a esse livro "uma ode a gentileza!" eu realmente acredito nas pessoas e no melhor delas, então eu amei toda essa obra de uma maneira que não dá pra descrever.
Acredito que o mundo pode, sim, ser um lugar melhor, e esse livro nos dá tantas dicas valiosas sobre isso, e nos faz pensar em que caminhos queremos trilhar.
E por fim, mas não menos importante "O Pequeno Principe - Antoine de Saint-Exupéry" esse livro tem dois pontos para eu tê-lo lido, o primeiro é que eu realmente o leio todos os anos, para ter uma nova visão da fase na qual estou passando e a segunda é que eu tinha no meu desafio literario, um livro escrito a mais de 50 anos, então caiu como uma luva...
Bom muita gente leva esse livro como o livro da vida e para mim não é diferente, cada vez que eu o leio, encontro uma nova coisa mais importante no livro, e isso sempre muda de uma fase para a outra da minha vida.
Eu possivelmente fui uma das pessoas que descobri essa lindeza bem mais tarde do que o de costume, mas desde a primeira vez que li, a quase 5 anos, eu nunca mais o deixei de lado, e tenho feito uma verdadeira coleção de edições dele.
Então nem preciso dizer que super recomendo a todos, pois sem dúvidas irá te ensinar alguma coisa incrivel sobre a vida.
Por hoje é só, espero que gostem e se acharem válido, compartilhem comigo as leituras de vocês, pode ser as do mês passado, a atual, ou alguma coisa que as pessoas devem ler.
Até a próxima e prometo atualizar as leituras para vocês...
Beijos
Gih Oneda Graziuso*





