segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Resenha: Todas as festas felizes demais - Fábio Danessi Rocha



Quem acompanha o blog, deve ter notado que  algum tempo atrás eu estava lendo esse livro e resolvi escrever uma resenha sobre ele, por uma infinidade de razões, mas principalmente porque queria compartilhar com vocês a minha impressão sobre o mesmo.

Sinopse

As 34 narrativas reunidas em "Todas as Festas Felizes Demais" marcam a estréia literária de Fabio Danesi Rossi. São contos e aforismos; textos lineares caracterizados pelo humor elegante, uma certa ironia, uma visão levemente amarga da vida. Embora as histórias sejam todas independentes, há alguns temas que atravessam o livro de ponta a ponta: os absurdos latentes nos hábitos e costumes do dia-a-dia, as controvérsias do amor, a inexorabilidade da morte. No conto que dá nome à obra, por exemplo, esses temas são costurados por um narrador em primeira pessoa que ao apresentar sua vida ao leitor em diferentes momentos festivos, da infância à idade madura, oferece, a um só tempo, o retrato da decadência humana - e a consciência de que este é o destino a ser cumprido pelo homem - e a imagem do inevitável apego à própria existência, anualmente renovado. Em "Todas as Festas", tudo o que parecia familiar revela-se um tanto quanto estranho, e o que era estranho nunca deixa de nos surpreender. 

Na minha opinião o autor dá um show com a linguagem desenrolada e simples de se ler, o humor é um toque a mais, que todas as crônicas devem ter numa dose ideal.
Gostei muito das narrativas pelo motivo da sinopse, nos colocam a pensar nas coisas que estamos acostumados de uma outra maneira.
Gostaria de colocar aqui duas narrativas em especial, Deus e Deus II, que foram as que mais me fizeram pensar na minha vida, e em como levamos tudo isso.
Uma leitura é simples e rápida, não deixando nada a desejar, e pelo contrário, te surpreende em muitos momentos e você quer saber mais e mais da visão desse autor.

Uma leitura que quando você puder e tiver um tempo, vale a pena.
Crônicas são sempre uma boa opção para nos dar um novo ponto de vista sobre a nossa existência nesse mundo.

Até mais pessoal.
Beijinhos
Gih Oneda*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por passar por aqui...

Agradeco a visita e o comentario...

Bejuuus Gih Oneda*