Esse dias fuçando pela internet encontramos um programa do Roberto Justus entrevistando o Danilo Gentili e o tema era Censura Zero, ou algo assim, onde o Roberto fazia inúmeras perguntas ao Danilo sobre os limites dos comediantes e o politicamente correto, por ser algo que eu sempre gostei, parei o que estava fazendo e me atentei a entrevista.
Em quanto o Danilo explicava que conforme faz as piadas atinge uns e outros e que mesmo pedindo desculpas pela piada ele é bombardeado o Justus o interrompeu falando que ele se sentiu ofendido com um piada do Danilo sobre judeus e blá blá blá, no desenvolver da sua defesa, Danilo usou a seguinte frase "Se você coloca negro e macaco na mesma frase, você é racista, e se você coloca judeu e holocausto, você é nazista! O que é uma tremenda bobagem, ninguém quer saber do contexto!"
No decorrer da discussão acalorada o Danilo disse "Meu pai morreu de ataque do coração e eu faço piada com ataque do coração!" E o Roberto rebateu "Mas isso é diferente, é como piadas de loira, é besteira!"
Cara fiquei irritada por inúmeros motivos no decorrer dessa entrevista e todas as vezes foram por conta dos comentários do Roberto Justus!
O Danilo muito sabiamente respondeu algumas vezes: "Você acha besteira porque você não é o alvo!"
Algumas vezes o Justus colocou como besteira as piadas contra loiras, portugueses e negros, mas se ofendeu com a piada "contra" os judeus.
O que eu tenho a falar sobre isso é que realmente quando você é alvo das piadas você tende a não achar graça, o que não justifica você fazer piada com outras classes, colocaremos assim.
Eu acho que sim, a piada contra a loira e o português é tão discriminatória como as piadas que envolvem judeus e negros.
Se você é negro em algum momento da sua vida você se viu perto de uma piada, muitas vezes de seus amigos, e não gostou, assim como se você é judeu, português, loira, gordo ou deficiente.
Eu falo por conhecimento de causa, sou loira praticamente a minha vida toda e sempre tem aquele fatídico comentário "Ah tinha que ser loira!", por saber disso eu mesma já faço a piada, para mostrar que isso não me incomoda mais, mas já incomodou e muito, e é a piada padrão.
Não é a cor do seu cabelo que vai te fazer burra, FATO, mas as pessoas tem isso, sim, estagnado em suas mentes e não é uma coisa que irá mudar.
Assim como nenhum negro é macaco, mas isso está na mente humana para ridicularizar quando acharem que é preciso.
E como a realidade do holocausto nunca será mudada, e os judeus sempre sofrerão por isso.
Gente não tem como você achar graça de uma piada que você é alvo, mas também não dá pra você defender as piadas com os outros alvos falando que é besteira ou é diferente, você só está se mostrando cada vez mais preconceituoso com esses determinados alvos.
Então vamos pensar direitinho sobre isso e ver se realmente está certo a gente se doer por um alvo, que em geral somos nós, e defender os demais alvos, porque foi isso que o ilustríssimo Roberto Justus fez em seu programa, que eu só tive o prazer ou desprazer de assistir nessa semana para tecer a minha opinião.
Então no momento é isso.
Até Mais.
Beijinhos
Gih Oneda*

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por passar por aqui...
Agradeco a visita e o comentario...
Bejuuus Gih Oneda*